DIA MUNDIAL DE COMBATE AO CÂNCER DE MAMA

19/10/2021 às 15h39

DIA MUNDIAL DE COMBATE AO CÂNCER DE MAMA

Todos os anos, o mês de outubro ganha destaque por ser o período em que chamamos atenção para a prevenção ao câncer de mama, uma das doenças mais comuns entre as mulheres do Brasil e do mundo.

O câncer de mama é uma doença caracterizada pela multiplicação desordenada de células, formando assim um tumor. Apesar de remeter às mulheres, o câncer de mama pode acometer homens também, no entanto correspondem a apenas 1% dos casos.

Outubro Rosa: como surgiu?

O movimento teve início nos Estados Unidos, em meados dos anos 90, quando anualmente no mês de outubro eram feitas ações isoladas em diversos estados com o objetivo de prevenir a doença. Mais tarde, outubro acabaria se tornando o mês nacional de prevenção ao câncer de mama nos Estados Unidos.

A cor rosa foi utilizada em virtude da primeira Corrida pela Cura, realizada em Nova York em 1990, quando laços cor-de-rosa foram distribuídos aos participantes. Conforme a campanha crescia, outras ações como corridas e até mesmo desfiles de moda foram surgindo, e assim começou também o costume de iluminar prédios, pontes e monumentos com a cor rosa.

A Prefeitura também abraçou essa causa, mais que isso, realizou esse ano mais de 1.000 mamografias e vem acompanhando nas unidades básicas essas mulheres, orientando e dando suporte através de atividades relacionadas com o tema. Nosso trabalho é fazer sempre o melhor por vocês!

ASCOM Prefeitura Municipal de Rafael Jambeiro

Nossa Riqueza é Nossa Gente!